The best way to build a cohesive team
Culinary Team Building
Masterchef style challenges
Team Building culinário em Lisboa
Estas acções de team building culinário em Lisboa foram pensadas ao detalhe, tanto para os colaboradores, como para as empresas que as procuram. Mesmo aquele colega que nunca cozinhou e odeia actividades de team building sai das actividades de team building culinários com um sorriso.
E vamos deixar desde já uma coisa clara: estes eventos não são aulas de culinária, nem nós somos uma escola para profissionais. A WEAT transformou aulas de culinária na sua cozinha ao estilo Masterchef em verdadeira actividades de team building culinários em Lisboa que, para além proporcionar bons momentos e diversão aos participantes, geram resultados tangíveis, aumentando a produtividade das empresas que os promovem.
One goal - united team
Objectivos do Team building
Por termos vindo do mundo corporativo, nas nossas vidas passadas fomos a vários eventos de team building, em Lisboa e fora dela. Alguns adorámos outros nem por isso. Com a escola corporativa ainda presente na forma como trabalhamos, podemos afirmar, com pouca modéstia que criámos os melhores formatos de team building culinário em Lisboa.
E são os melhores porque desenhámos estes team buildings para empresas com duas coisas em mente:
Colaboradores
O que é que nós, enquanto colaboradores, gostaríamos de fazer numa actividade de team building em Lisboa?
Resultados
Que resultados procuram as empresas, ou que competências pretendem as empresas trabalhar, numa acção de team building?
FUN and food: the complete combination
O team building culinário é a actividade mais completa de união de equipas
Sabemos que escolher a melhor actividade de team building em Lisboa que agrade a todos é difícil de gerir. A chave é proporcionar um ambiente acolhedor e divertido, onde as pessoas chegam como indivíduos e saem como uma equipa. Não há melhor forma que unir pessoas e culturas que a comida.
Os team buildings culinários são os mais completos porque obrigam a:
Foco e concentração
Por ser uma actividade divertida e entusiasmente, os participantes entram na "zone", concentram-se, focam-se e prioritizam tarefas.
Comunicação e coordenação
Há poucas atividades que exijam tanto uma boa comunicação e coordenação como cozinhar em equipa. A comunicação tem de ser constante e clara e a organização serve para colocar toda a equipa a "remar na mesma direcção".
Integração e espírito de equipa
Cozinhar em equipa é das tarefas mais desafiantes e os resultados imediatos podem encher-nos de orgulho ou deixar-nos muito frustrados. Mas uma equipa unida ultrapassa qualquer problema.
"Cooking and sharing a meal is the best way to build higher-performing and more cohesive teams."
— Harvard Business Review (2015) –>
Masterchef style challenges
Actividades de Team Building
Baseados nos desafios mais divertidos do Master Chef, mas que produzam os resultados que pretendemos, adaptámos e desenvolvemos as seguintes actividades de Team Building em Lisboa:

Spark your creativity
MYSTERY BOX
Abrimos as festividades com um divertido jogo de seleção de equipas criado e orientado pelo nosso Chef WEAT, num teste às papilas gustativas.
De seguida, as equipas passam ao desafio da Mystery Box. Nesta caixa mistério os participantes têm um ingrediente chave e uma variedade de ingredientes com que têm de cozinhar dois pratos: refeição principal e sobremesa. Todos os ingredientes são cuidadosamente selecionados para confeccionar refeições deliciosas, frescas e saudáveis.
No final, os pratos de cada uma das equipas são julgados pelo trabalho em equipa, criatividade, sabor e apresentação. Podemos até incluir nos critérios de avaliação os valores da sua empresa, objetivos da equipa ou tema deste evento de team building.
Isto é um jogo. E, curiosamente… não são as equipas com mais habilidades culinárias que costumam ganhar.
- Organização de equipas
- Orientação das ideias
- Confecção
- Brainstorming
- Criatividade
- Organização de trabalho
- Trabalho sob pressão do tempo
Problem solving training
QUICK THINKING
WEAT QUICK THINKING é um desafio de team building em Lisboa onde os participantes apenas sabem o que vão cozinhar no próprio momento.
O grupo é dividido em equipas de 2 ou 3 elementos, onde cada uma recebe uma receita no seu smartphone no momento e tem um determinado tempo para a cozinhar. Cada equipa tem de organizar-se entre si para dividir tarefas e realizar as várias etapas de cada receita, dentro do tempo e com qualidade.
Neste desafio, ao estilo Celebrity Chef do MasterChef, os participantes irão sentir-se como no programa Masterchef ao terem de executar uma receita de um Chef conhecido.
- Organização de equipas
- Divisão de tarefas
- Confeção
- Comunicação interpessoal
- Delegação de tarefas
- Confiança
- Trabalho em equipa


All-round and effective training
PRESSURE TEST
WEAT PRESSURE TEST é um desafio de team building mais complexo que obriga a um maior trabalho de equipa, coordenação e comunicação.
O grupo é dividido em duas equipas onde cada uma tem de cozinhar para a outra.
Cada equipa tem de organizar-se entre si, planear e desenhar um menu com antecedência (com o apoio de um chef WEAT), fazer a mise-en-place, cozinhar e servir a refeição ou prato à outra equipa.
Desta forma os participantes irão ter um “cheirinho” dos desafios do programa de televisão Masterchef, sentir a pressão de cozinhar num restaurante, e perceber bem a importância do trabalho em equipa para atingir resultados. E, acima de tudo, o mais importante numa cozinha: a importância da comunicação.
PLANEAMENTO
– Definição de menu (com a supervisão de um chef WEAT)
– Elaboração da lista de ingredientes
EVENTO
– Organização de equipas
– Mise-en-place
– Confeção
– Serviço
– Planeamento e organização
– Comunicação interpessoal
– Delegação de tarefas
– Liderança
– Confiança
– Resolução de problemas
– Trabalho em equipa
– Comunicação interna
"Adivinhem onde o Masterchef Portugal faz os seus castings?"
— WEAT Gastronomic Hubs

Fun & Team work
Não temos chefs, temos orientadores divertidos
Os nossos dedicados, divertidos e experientes Chefs instrutores organizam e orientam o evento de forma eficiente para garantir que todos estejam envolvidos e ligados uns com os outros. Ao mesmo tempo, integram os objetivos e valores de negócios da empresa para produzir benefícios operacionais reais que permanecem no regresso ao escritório ou, agora em moda, o tele-trabalho.
A inclusão é a nossa regra número 1: todos!, desde vencedores do Hell’s Kitchen até aos melhores clientes de take-away. O sucesso destes desafios depende de toda a equipa e não apenas de um ou dois “líderes”.
Problem solving training
Ultrapassar obstáculos une pessoas
Há duas grandes razões porque os reality shows de cozinha como o Masterchef têm tanto sucesso.
- A gastronomia tem muitos apaixonados pelo mundo.
- Cozinhar algo para outros tem tudo para correr mal. Há sempre um drama e um problema que precisa ser resolvido a qualquer instante.
Enquanto espectadores, assistimos aos programas para saber como os nossos participantes preferidos superam estes obstáculos.
Nos eventos team building WEAT em Lisboa ao estilo Masterchef, usamos todas essas contingências e circunstâncias para criar jogos e desafios de forma a que os nossos participantes tenham de comunicar e trabalhar em equipa para ultrapassa-los. É extremamente gratificante ver a união de uma equipa, com sorrisos nos lábios depois de concluir a tarefa com sucesso.


Desafios ao estilo Masterchef exigem...
Uma cozinha ao estilo Masterchef
Os team buildings ao estilo masterchef acontecem numa cozinha ao estilo Masterchef, claro está.
Com 6 bancadas de trabalho, equipadas com fogão, fornos e robots de cozinha e mais outras tantas bancadas de preparação, cada equipa entre num frenesim de organização assim que se dá a partida nestes desafios. Cada equipa tem o tempo cronometrado, obrigando a um melhor planeamento e organização. É um Mistery box? Ou um Quick thinking?
Team Building gastronómico para todos
Mesmo para quem nunca cozinhou
As equipas precisam trabalhar juntas para planear, preparar e cozinhar. Há um papel para todos, de Chef a Commis de preparação, food designers, requisitos de marketing, etc. Mesmo quem não sabe cozinhar encontra uma maneira de se envolver.
À chegada
1. Briefing de segurança
2. Explicação do desafio
3. Divisão de equipas
Avaliação dos pratos
1. Gosto e texturas
2. Cores e apresentação
3. Uso criativo de ingredientes
Mas o importante não são os vencedores deste desafio mas os resultados alcançados, que unem equipas e as tornam mais produtivas. Temos diversão e, ao mesmo tempo, união.
