
A Nova Pastelaria: Sara Soares, a pioneira da alta pastelaria vegan em Portugal.
O melhor elogio que podem fazer a Sara é perguntar-lhe “quantos ovos tem isto?”, para que ela possa responder orgulhosamente “nenhum”.
Depois de quase uma década dedicada a dar serviço de Pastelaria e a criar sobremesas em restaurantes de fine dinning e com estrelas Michelin, decidiu que queria enveredar pela formação para poder transmitir todos os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira.
Fazer alta pastelaria vegan não é (nem química nem fisicamente) fácil ou comum e a Sara Soares dá aulas de pastelaria sem laticínios nem outros produtos de origem animal para preencher esta falha nos hotéis, restaurantes e vitrines de pastelaria de luxo.
Após ter feito uma formação profissional intensiva com o renomado chef Toni Rodriguez (o “pai” da pastelaria vegan contemporânea) continuou a aprofundar conhecimentos de forma empírica “Tem sido muito por tentativa e erro, porque não há informação – nada disto está escrito”, conta esta pioneira.
Tem-se surpreendido com os poderes da proteína de batata ou de soja – ingredientes próximos da cozinha molecular, pouco acessíveis a cozinhas caseiras, e que fazem biscuits fofos e altos.
In Sábado
Comprarwww.instagram.com
Alta pastelaria vegan
Eventos especiais, Eventos corporativos, Workshops
Tenho recebido imensas mensagens a perguntar porque é que, de repente, me foquei tanto em sobremesas vegan, onde é que aprendi as bases, que livros existem sobre essa vertente da pastelaria, para que é que serve investir em formação nessa área… E a lista podia continuar!
Acredito que, cada vez mais, a Pastelaria deve ser inclusiva – sem deixar de ser tudo o que já é: linda, apetecível, tentadora, delicada, artística, saborosa, criadora de memórias, aquecedora de corações, etc, etc, etc. Para quem opta por uma dieta à base de plantas, para quem tem intolerâncias alimentares. Essas pessoas só merecem comer cheesecakes crus à base de caju? Sem desmérito nenhum para quem faz e/ou consome esses produtos, claro!
Mas a minha aposta é diferente. Procuro a máxima qualidade, o melhor sabor, o maior contraste de texturas e de temperaturas, o aspeto visual mais apelativo… E é isso que ensino também, porque acredito que a Pastelaria Vegan é o futuro!
Aprendi as bases com o @tonirodriguezlv na @tonirodriguezacademy e foi a melhor coisa que fiz no início desta jornada.
Depois, li muito, pratiquei muito, testei muito, falhei muito e cheguei às minhas próprias conclusões e criações – as que ensino no curso e outras tantas, que estão ainda guardadas na gaveta dos projetos 2020.
Para mim, não existe (ainda) um livro que eu considere uma “bíblia” nesta área.
Por isso é que vale mesmo a pena investir em formação, porque a literatura é escassa e insuficiente.
Se queremos evoluir, ser mais e melhor, temos que perder alguns medos, afastar preconceitos e olhar para a frente.
Sara Soares