Raimethi - Indian Fusion Cuisine
Cozinha de fusão com 100 anos e 4 gerações.
Uma fusão entre descobertas, viagens e migrações
Actualmente, o mundo está mais ligado do que nunca. Uma das vantagens “desta” globalização é recém-descoberta da comida de todos os cantos da Terra. Como a criatividade humana não tem limites vemos fusões de todos os tipos, desde um sushi alentejano ao “cronut” nova iorquino. Inspirações, fusões e até adaptações são cada vez mais frequentes nas mesas dos restaurantes em todo o mundo.
Aparentemente, isto parece ser a história da Raimethi. Mas como as aparências enganam, esta Indian Fusion Cuisine não é uma coisa recente. Tem uma história com 100 anos e 4 gerações a cozinhar.
Sabemos que os portugueses estiveram na India e respectivas influências gastronómicas trocadas entre estes dois países. Mas poucos de nós conhecem que muitos indianos emigraram para Moçambique e que esta “viagem” deu origem a um novo receituário, usando especiarias asiáticas com ingredientes africanos.
Esta fusão entre receitas indianas, ingredientes africanos, salpicados com alguma cultura portuguesa tem agora um nome: Raimethi.
A comida indiana é uma daquelas cozinhas que chegou a todos os cantos do mundo, desde as costas tempestuosas de Singapura a pequenos espaços na Mouraria. Não é de admirar, pois é uma das culinárias mais incríveis do mundo… OK, admitimos que somos um pouco tendenciosos, pois adoramos comida indiana.
À medida que a comida indiana chega a mais e mais países, pratos exclusivos e deliciosos continuam a surgir. E o nosso conhecimento da comida indiana é ainda muito fraco. Num país, que é quase um continente, a gastronomia ultrapassa as chamuças e o caril. Seria o mesmo que um indiano dizer que conhece a gastronomia portuguesa, porque comeu arroz de marisco.
Mas a Raimethi é mais que uma marca de comida indiana. Raimethi é um negócio com tudo pensado.
A operação ser feita em Cloud Kitchens tem por trás uma visão de expansão. A utilização de plataformas de food delivery fazem parte de uma estratégia de divulgação. Por fim, o objectivo é uma venda directa online, como forma de gestão e fidelização de clientes.
História da Raimethi
No final do século XIX, o continente africano testemunhou o início da diáspora sul-asiática, que duraria até o final do século seguinte.
Predominantemente do Gujarat (estado indiano situado na costa oeste do país), várias comunidades indianas embarcaram numa viagem para leste da África, trazendo o comércio de têxteis e alimentos ricos em sabor e cheiros intensos.
Os padrões de migração permitiram que as culturas sul-asiáticas e africanas se entrelaçassem, criando um novo conceito de herança para as futuras gerações Gujaratis. A nossa missão é dar a conhecer a culinária criada como resultado da fusão de duas culturas incrivelmente vibrantes.
O nome é inspirado por duas especiarias dominantes da gastronomia indiana:
RAI, sementes de mostarda preta, utilizadas na culinária de vários países sul-asiáticos há mais de dois mil anos.
METHI, como é conhecido o fenacho ou feno grego, é uma semente proveniente da planta Trigonella, conhecida pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Raimethi é um ponto de referência para a gastronomia de fusão indiana em Portugal, com a promessa de uma experiência de sabores intensos, criada por uma combinação de especiarias indianas e ingredientes encontrados em terras africanas, como a canela, o coco, a mandioca e o caju.
Cria sabores que variam de aromas sutilmente doces derivados do leite de coco e frutas tropicais, até a riqueza de especiarias como açafrão, garam masala e pimenta em pó. Há pratos adequado a todos os gostos, garantido que o paladar embarca numa viagem de cozinha indiana de fusão.